DREALG

Protocolo Natura Escolas e Direcção Regional de Educação do Algarve

A Direcção Regional de Educação do Algarve (DREAlg) e a Natura Escolas assinaram um protocolo com o qual iniciam a concretização de um processo de colaboração cujos objectivos se enquadram no desenvolvimento e execução de um projecto-piloto, que integre um conjunto de actividades promotoras da construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e à preservação do património natural e cultural, junto das comunidades educativas da Região do Algarve.

Este projecto desenrolou-se durante o ano lectivo de 2009/2010 e integrou cinco escolas da região algarvia.

A análise final do  projecto  foi permite-nos dizer que este foi um sucesso!

O mesmo proporcionou experiências enriquecedoras para todos os participantes. Alunos e professores tiveram acesso não só a uma saída de campo onde foi possível lançar ou consolidar conhecimentos, mas  também um contacto próximo com o meio natural e cultural envolvente.

Paralelamente fizemos questão de dar continuidade ás actividades de campo, criando espaços de debate, ajudando a preparar materiais, veículos de disseminação do conhecimento abordado nas actividades práticas.

Este tipo de iniciativas é uma forma de conseguir o desenvolvimento das competências adequadas para que os alunos conheçam e compreendam a realidade da sua região, do país e do mundo, ao longo da sua formação no processo de ensino e aprendizagem e que preparam a consciencialização das gerações futuras para a sustentabilidade do meio que as rodeia hoje e vai rodear amanhã.

%d bloggers like this: