Biodiversidade do Litoral

Visita de estudo a Aljezur, praia de Monte Clérigo e visita ao museu da Terra e do Mar, Carrapateira

No dia 3 de Maio os alunos do 8ºano da Escola de Paderne participaram na actividade “Biodiversidade do litoral”, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em Aljezur.

A chegada dos alunos foi recebida por uma forte rajada de vento, mas não suficientemente forte para os fazer desistir. Dividiram-se os alunos em três grupos, descalçamo-nos e todos juntos seguimos para a zona rochosa.

Sendo um dos principais objectivos desta actividade dar a conhecer a composição da zona rochosa do litoral Algarvio através do reconhecimento de espécies animais e vegetais e da sua distribuição, iniciamos o nosso percurso da zona superior para a inferior. Assim os alunos puderam-se aperceber das diferenças entre espécies, tanto em termos de abundância como de presença/ausência.

Após percorrer todas as zonas, e uma vez que os alunos já eram capazes de reconhecer algumas espécies, foi-lhes dada a tarefa de recolherem alguns exemplares de flora para a criação de um herbário na escola.

No final da manhã foi possível discutir as diferenças entre supra-, médio- e infralitoral, não só a nível das espécies como também ao nível das condições abióticas a que cada uma destas zonas está sujeita.

Durante a tarde dirigimo-nos a Carrapateira para uma visita guiada ao museu da “Terra e do Mar”. Este museu é símbolo de história, das actividades artesanais mais emblemáticas da região e um usufruto para a consolidação dos conhecimentos acerca da diversidade de ambientes e dos seres vivos.

Para um melhor aproveitamento da visita, os alunos foram divididos em dois grupos. Uma vez que a visita só podia ser feita a um grupo de cada vez, foi proposta uma outra actividade: de todos os alunos darem o seu contributo ao museu através da pintura em pedras.

Aqui ficam algumas fotos das obras de arte criadas naturalmente…

%d bloggers like this: