Cientistas de chinelos: experiências para fazer em casa!

Comedouro de borboletas

A Primavera já começou e os dias estão maiores… que tal aproveitares os dias de férias da Páscoa para construíres um comedouro de borboletas?

Vais precisar de:

– Um copo de plástico branco

– Um alfinete e uma esferográfica

– Um fio de lã, ou outro material

– Algodão, pedaços de plástico colorido e cola

– Açúcar e água

Com o alfinete, faz dois furos opostos no rebordo de um copo de plástico. Faz outro furo no fundo do copo e alarga-o com a ponta de uma esferográfica. Insere no furo uma bolinha de algodão, ficando uma parte dentro e outra parte fora do copo. Recorta pétalas em pedaços de papel colorido. Cola-as na base do copo, em volta da bola de algodão, para fazer uma flor. Deita 9 colheres de sopa de água e 1colher de açúcar num recipiente. Mexe bem e deita a mistura no copo. Pendura o comedouro num ramo e observa-o ao longo de um dia.

O que aprendeste?

A água açucarada no algodão simula o néctar das flores verdadeiras (substância aquosa segregada pelas plantas com composição baseada em açucares). Este serve de alimento às borboletas, que são atraídas ao comedouro pelo brilho das pétalas de plástico. A boca das borboletas (chamada de probóscide) suga a água açucarada que embebe a bola de algodão.

No ano em que se celebra o Ano Internacional para a Biodiversidade, podes também contribuir para o bem-estar de um grupo de seres vivos que cada vez mais emendo com a diminuição de campos cultivados e flores selvagens.

Boa Páscoa!

Fonte: Edicare
%d bloggers like this: